top of page

 

Prado

 

 

 

 

O município de Prado, Bahia, está localizado a uma latitude de 17º20'28" sul e longitude de 39º13'15" oeste, estando a uma altitude de quatro metros. Sua população é de aproximadamente 28 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Segundo essa mesma fonte, o município possui uma área de 1.687,833 km² . 

De acordo com estudos, tendo como fonte a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal escrita em 1500, foi na barra do Rio Cahy que a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril desse mesmo ano, tomando posse do Brasil em nome de Portugal. Após ficarem no local por um dia, os portugueses acharam o local inseguro para as embarcações e seguiram em direção ao norte, até chegar na região onde hoje está localizado Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Cabral e sua tripulação.

Já em 1755 o povoado formado foi elevado à Vila com a denominação de Prado. Em 1795 passou à categoria de Distrito e em 1896 foi elevado à cidade.

Em 18 de janeiro de 2017 a Barra do Cahy recebeu o reconhecimento de 1ª Praia do Brasil, considerando que no local teria ocorrido o primeiro contato entre portugueses e indígenas que habitavam a região. Pesquisadores concluíram que o local descrito na carta de Caminha, em 1500, se trata da Barra do Cahy. Para registrar o título, foram instalados na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy. Essa praia está a cerca de 50 km de Prado.

Prado faz parte da Costa das Baleias, Zona Turística do estado da Bahia. Essa Costa abriga uma diversidade de belezas naturais terrestres e marinhas, dentre elas, as presentes nas Unidades de Conservação (UC) federais localizadas na região. No Parque Nacional do Descobrimento (PND), por exemplo, estão presentes árvores centenárias, além de espécies endêmicas da fauna e flora. Já o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos abriga uma das mais importantes formações de corais do Atlântico Sul, sendo considerado um santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário das baleias jubarte que, de julho a novembro, chegam à região para se reproduzirem nas águas mornas. Assim, não faltam opções ao visitante na região que pode fazer trilhas, observar paisagens e espécies da flora e da fauna, realizar mergulhos autônomos ou livres em águas cristalinas, sendo possível contemplar diversas espécies de peixes e tartarugas marinhas, além das coloridas formações de recifes de corais. Com um extenso litoral, Prado possui praias paradisíacas com águas mornas e calmas. Considerando toda a costa, são 84 km de belas praias e lindas paisagens. Para aproveitar o visual emoldurado pelas falésias, é indicado um passeio de barco ou uma simples caminhada pelo litoral norte. Da praia da Paixão até a praia Japara Grande é possível encontrar opções de praias de muito sossego, permitindo que o turista desfrute do passeio com tranquilidade. Em Cumuruxatiba e em Corumbau, dois distritos do município de Prado, encontram-se belas praias, excelente culinária e manifestações culturais  diversas, entre elas, as influenciadas pelos indígenas da etnia Pataxó que vem desenvolvendo projetos no segmento do etnoturismo.

 

No município são realizados diversos eventos anuais que atraem um grande número de turistas, entre eles as festas religiosas como a Festa de São Benedito, Mouros e Cristãos, a Festa de São Pedro, a Festa da Padroeira (Nossa Senhora da Purificação), A Festa de São Sebastião nos distritos de Cumuruxatiba e Guarani e a Festa de São Francisco no Distrito de Corumbau. No município acontecem também o Carnaval, o Prado Moto Rock, o São João, o Festival das Baleias e o Festival de Gastronomia. 

O centro da cidade preserva seu casario datado do século XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação foi construída em 1876, sendo um marco da arquitetura do novecentos. O Beco das Garrafas é um dos lugares mais frequentados pelos turistas em função da variedade de restaurantes que oferecem o que há de melhor na culinária baiana e tradicional, além de noites agradáveis com música ao vivo e uma boa conversa. Da Praça Redonda é possível avistar barcos que partem com pescadores quase que diariamente em direção ao mar.

Além do turismo, a economia de Prado está ancorada na agricultura e na pecuária, com presença de agricultores familiares e empreendimentos de médio e grande porte, e na pesca.

Imagem de fundo: Ponta do Corumbau.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Imagem com cruz e placa que simbolizam o título de 1° Praia do Brasil

Fonte: TV Santa Cruz

placa-marco-primeira praia do Brasil.jpg
bottom of page